quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

GRACE SCORE-Cálculo da mortalidade



                                                        (Aplicativo CARDIOSCORES)

O escore de risco GRACE foi obtido com base em um registro de grande número de pacientes e novos dados têm sido incorporados no decorrer do tempo. Então, com base em análise multivariada (regressão múltipla de Cox) foi criado um sistema de pontos, conforme o peso de cada fator. A equação seguinte foi obtida, incluindo como variáveis os fatores incluídos no escore, como idade, FC, PAS, creatinina, classe Killip de ICC, presença ou não de parada cardíaca à admissão, elevação de biomarcadores e depressão do segmento ST. As três últimas são variáveis categóricas.
O GRACE é empregado para avaliação de risco em pacientes com síndrome coronariana aguda sem supra de ST, ou seja, angina instável ou IAM sem supra.
No aplicativo CardiScores, que desenvolvemos para iphone/ipad, a mortalidade hospitalar foi calculada com base nesta equação, com base no documento "Grace Risk Model Coefficients". Os valores de mortalidade são algo menores pelo cálculo efetuado pela GRACE web page, que faz o cálculo por faixas (no caso de variáveis contínuas), com dedução baseada nos pontos. O sistema que utilizamos para o cálculo é baseado nessa equação seguinte.


***********************************************************

EQUAÇÃO GRACE:


 doble x=(-7.7035)+((0.0531*[Idade Value])+(0.0087*[Fc Repouso Value])-(0.0168*[PA Sistolica Value])+(0.1823*[Creatinina Value])+(0.6931*[Classe Killip Value])+(1.4586*[PC admissao Value])+(0.47*[BioMarcadores])+(0.8755*[Depressao ST])).

MORTALIDADE (%)= 100*(pow(2.71828, x))/(1+pow(2.71828, x)).

 (PC à admissão e biomarcadores: 1, se presentes e 0, se ausentes).
       

***********************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário