Receba as postagens por e-mail

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SÍNDROME DE WELLENS (BLOG DE CARDIOLOGIA ON LINE)

Muito interessante o relato de caso de síndrome de Wellens publicado pela Dra Márcia Cristina, no blog  Cardiologia on line.

Chama atenção o ECG inicial com alteração discreta do ECG, inversão de T em aVL e T plus-minus em V2. Mérito de quem atendeu o paciente.
Os pacientes que tenho visto com Wellens todos tinham ECG inicial pouco alterado, inespecífico. Nos traçados realizados nos dias seguintes, surge o padrão típico, quando geralmente o paciente encontra-se assintomático, isto é, após melhorar da angina.
O que temos observado com certa frequência é pacientes com IAM ser mal atendidos nos serviços de urgência/emergência, liberados com SCA, ou mais frequentemente, pacientes com IAM com supra de ST não realizarem reperfusão. Por outro lado, mutos pacientes são internados e encaminhados para hemodinâmica de forma inadequada, com condições como hipercalemia, HVE, cardiopatia crônica com BRE, etc.
Estes pacientes com síndrome de Wellens geralmente evoluem bem com angioplastia e stent.
Veja este exemplo aqui do nosso blog (7 de maio de 2011): relato e discussão.

Fonte:
Cristina, M. Sessão de caso clínico: dor torácica na emergência. Nucleos de Estudos em Cardiologia On line. Acesso: 12/02/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário