Receba as postagens por e-mail

domingo, 1 de maio de 2011

QUAL O DIAGNÓSTICO 16?

ECG inicial
ECG 11 h após


ECGS SEQUENCIAIS DE UM PACIENTE DE 70 ANOS, HIPERTENSO, EX-TABAGISTA, ATENDIDO NA EMERGÊNCIA COM DOR TORÁCICA EM QUEIMOR. O ECG INICIAL (DE TELEMEDICINA) FOI OBTIDO LOGO APÓS A CHEGADA DO PACIENTE. O ECG SEGUINTE FOI REALIZADO 11 HS APÓS. QUAIS AS ALTERAÇÕES ENCONTRADAS? DISCUTIREMOS AS POSSIBILIDADES DIAGNÓSTICAS.

2 comentários:

  1. Paciente com perfil aterosclerótico elevado e com dor típica de isquemia miocárdica , porém , não evidenciamos infra de ST, o que seria critério de gravidade para DAC. Só pela dor típica já seria indicação de investigação diagnóstica com - ECG serido , MNM além de medicações Anti coagulantes e anti agregante plaquetário. Não posse deixar de comentar que memo com alterações dinàmicas de ondas T podem não haver DAC , pois , pode existir doença da micro circulação coronariana com CATE normal. Na literatura recomenda-se usar sintomáticos ( BETA BLOQ e Nitrtao ) além de ASS e Estatina.

    ResponderExcluir
  2. paciente com ecg inicial normal evoluiu com isquemia subepicárdica anterior extensa,em caso de alteração enzimática associada trata-se de infarto do miocárdio sem supra st,em caso de enzimas normais trata-se de angina instável sendo recomendado cineangio de urgência att
    Dr Paulo Salim

    ResponderExcluir